Dicas na compra de imóvel

Localização

Ao se adquirir o primeiro imóvel rural, a escolha da localização parece ter um grau de liberdade maior, exceto talvez, por critérios de distância e acessibilidade. Porém percebe-se que quando há intenção de crescimento, ou como dizem, aumentar a lavoura, a escolha deve levar em consideração outro pontos como:
Existem ofertas de imóveis à venda na região?
As características topográficas e de utilização dessas propriedades condizem com a sua?
Em caso de necessidade, há especulação para venda rápida deste imóvel? Além do valor negociado ou anunciado, existem as custas cartorárias e impostos, como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos – ITBI que podem ser bastantes salgados e depender do valor da área.

Custos

Além do valor negociado ou anunciado, existem as custas cartorárias e impostos, como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos – ITBI que podem ser bastantes salgados e depender do valor da área.

Clima

Você conhece bem o micro-clima da região onde aquele imóvel se localiza? Os padrão histórico favorece a cultura pretendida ou houve variações no últimos anos que obrigaram culturas alternativas que talvez não estejam nos seus planos?

Solo

O solo característico do imóvel rural de interesse é apto para os fins desejados? Tem fertilidade, topografia favorável e recursos naturais  suficientes ou será necessário alto investimento para preparo e correção do mesmo?

Escoamento da produção

A infraestrutura local influencia o custo da produção agrícola e pode refletir no valor do imóvel rural. Existem cooperativas próximas para estocagem de grãos? Existem cidades próximas para que eventuais reparos nas máquinas e implementos agrícolas seja feita de forma ágil?

Conheça o imóvel

Visitar e conhecer os limites da área, divisas, marcações e posteriormente confrontar com os dados extraídos da matrícula.
Verificar as confrontações do imóvel rural é mais um item ignorado pelos incautos. Ninguém deseja adquirir uma área com excelentes condições mas que sua divisa seja contestada pelos vizinhos ou ainda que esteja ameaçada de invasão.

Cadastro Ambiental Rural – CAR

O CAR é obrigatório e os cartórios só podem registrar uma escritura se o imóvel estiver devidamente registrado no Cadastro Ambiental Rural. Lembrando que não só imóveis com matrícula são obrigados a fazer o cadastro mas também posses.

Documentação do imóvel

Além da documentação básica que lhe garante segurança na hora de fechar um negócio – CNDs da esfera federal, estadual, trabalhista, cível e criminal entre outras – a juntada de documentação para compra de imóveis rurais incluem ainda:
Certidão do Registro de Imóveis (VINTENÁRIA) e Certidão de ônus. CCIR Atualizado.
CND de Imóvel Rural – Última Declaração do ITR (c/ recibo de entrega)
CND Ambiental (se houver no estado)

Concluímos nossas orientações com a velha máxima:

É considerado dono quem registra, portanto registre sua escritura