Imobiliária Corretora JV - CRECI MG-4814J Cadastre Seu Imóvel (35) 3435-3347 Fale Conosco

Não precisa ter arrepios só de imaginar a reforma de seus banheiros. Parece assustador ter que conviver com pó, entulhos, barulho e pessoas estranhas entrando na parte mais íntima da sua casa. Mas acredite: é possível renovar seu banheiro sem enlouquecer!

Primeiro de tudo pergunte-se se vai ser necessário mexer na parte hidráulica. Você só vai ter que quebrar parede se a tubulação do seu atual banheiro estiver muito velha ou se vai modificar a posição de chuveiro, lavatório e/ou vaso sanitário.

Menos sujeira

Se não tiver jeito e você precisar realmente renovar suas instalações, procure quebrar só onde vai instalar a nova tubulação. Assim mesmo, sem tirar a antiga. Isso vai reduzir o tempo, o custo, o barulho e a sujeira.

Há dois truques para reduzir também a quantidade de pó que passa do banheiro em reformas para sua casa:

- Nos momentos de quebração ou varrição, isole os pequenos vãos da porta do banheiro com fita adesiva. Pode ser fita crepe mesmo, da mais larga. Passe na volta toda da porta e o vão do piso isole bem com um pano úmido enroladinho. Dica: remova sempre a fita ao término de cada trabalho, para não dar tempo de grudar a cola na porta e no batente.
- Seja rígido com relação às vias de acesso dos trabalhadores e materiais: defina por onde devem entrar e sair, mantenha as portas de acesso a outros ambientes pelo caminho sempre fechadas e proteja bem o piso nesse trecho (Dica: lona plástica por baixo fixada ao chão com fita crepe para não escorregar do lugar, mais papelão por cima, para não rasgar a lona) Com estes procedimentos simples, pelo menos o pó e a sujeira são mantidos confinados e isolados do resto da casa.

Sem quebra-quebra

Já se você só quer dar uma renovada no visual e não precisa trocar instalações embutidas, tem vários jeitos simples, limpos e rápidos de mudar a cara do seu banheiro sem quebrar nada. Confira:

Pintura de azulejos

Pintar as paredes e mudar assim a cara dos azulejos que você tem no seu banheiro já renova o ambiente inteiro. O tradicional é usar tinta epóxi, mas existem hoje tintas específicas que fixam muito bem sobre azulejos. Eu sempre recomendo usar branco acetinado nestes casos, que deixa a parede mais discreta.

Trocar o rejunte

Se os azulejos não estão assim tão feios, mas o que incomoda é o rejunte já encardido, existem ferramentas para remover a parte mais superficial do rejunte. Em seguida aplique rejunte novo e voilá! Renovação total das paredes.

Combo

Uma forma de pintar os azulejos, mas deixar uma cara mais natural é juntar as duas coisas:
- Remova o rejunte velho
- Pinte os azulejos ainda sem rejunte
- Aplique rejunte novo após a pintura estar bem seca

Adesivos em banheiros

Pintando, com ou sem troca de rejunte, ou apenas querendo dar um “up” no visual de azulejos lisos, você pode fazer uma “faixa” de adesivos colados um a um numa fila de azulejos.

Existem no mercado adesivos que simulam outras estampas de azulejos, como os hidráulicos ou portugueses. E não é preciso nem trocar o revestimento por um novo, é só colar por cima.

Se quiser gastar menos, você mesmo pode fazê-los recortando filme adesivo como o popular “contact” de cores diferentes . Em banheiros de crianças, por exemplo, você pode fazer três moldes diferentes de peixinhos, recortar um em cada cor e colar intercalando as cores. Barato, limpo e fica super alegre!

Piso sobre piso

Hoje existem argamassas prontas que permitem aplicar um piso cerâmico sobre outro, sem precisar quebrar o antigo. Tudo de bom!

Cuide para escolher um piso bem fino, porcelanato ou pastilhas, por exemplo. É que quando você instalar de volta o vaso sanitário e o lavatório (se tiver coluna), eles ficarão mais altos em relação às tubulações nas paredes. Quanto menor for essa diferença, melhor!

Também a porta poderá sofrer: verifique se ela precisará receber um pequeno corte embaixo para conseguir abrir com o novo piso mais alto.

Piso vinílico

Para lavabos e banheiros sem box no piso pode ser aplicado piso vinílico diretamente sobre o piso antigo. Inclusive você mesmo pode fazê-lo! Já há no mercado brasileiro pisos que imitam superbem a madeira, por exemplo, e se aplicam como se fossem adesivos! A depender da situação do seu banheiro e do seu bolso, vale a pena conferir.

Piso laminado

O piso laminado é outra opção que pode ser instalada sobre o piso antigo de forma seca e limpa, mas também não aceita água em excesso, então prefira usar em lavabos. Use sem medo: funciona muito bem e ainda surpreende com calidez do seu toque ao estar descalço… um charme!

Massa epóxi

É possível revestir os azulejos com massa epóxi, deixando a parede totalmente lisa e com aparência de massa corrida, pronta para pintura. Eu pessoalmente não recomendo: para ficar realmente bem feito, o serviço será demorado e gerará muito pó, pois cada camada aplicada deve ser lixada após bastante tempo de secagem. O mesmo pó e até mais tempo que se você remover os azulejos e aplicar argamassa.

Placas

Seu banheiro não tem azulejos, mas você não quer gastar tanto ou pôr algo tão grosso como cerâmica? Então uma ótima opção pode ser instalar placas de laminado melamínico, a popular fórmica, sobre a massa.

O maior cuidado deve ser para que a parede seja bem uniforme para placa ficar bem colada. Além disso, dependendo da área que você quiser cobrir, poderão haver emendas. Não brigue com elas, são naturais do material. É só tampá-las com rejuntes flexíveis próprios para este material.

Espelhos

Espelhos grandões cobrindo paredes inteiras são rápidos e limpos de instalar. Ainda dão um ar sofisticado e sensação de amplitude a qualquer banheiro! Não precisa nem de moldura: consulte seu vidraceiro sobre a aplicação do espelho colado à parede, como se usa em brinquedotecas.

Livre de obras

Outra medida que segue essa linha prática sem necessidade de obra, é a troca limpa e rápida dos detalhes de acabamento com cara de velhos, como por exemplo os acabamentos de:

- registros,
- tomadas,
- torneiras,
- maçanetas,
- puxadores dos armários,
- chuveiro,
- toalheiros,
- cabides e
- luminárias, por exemplo.

Decoração

Além disso, decorar nunca é demais! Incluir quadros, plantas e peças de decoração dão vida nova ao ambiente. Não esqueça do enxoval: como estão suas toalhas e tapetinhos?

Complementar o mobiliário como nichos e prateleiras, para guardar seus produtos e expor seus enfeites, também vai garantir uma boa renovada na aparência e organização do seu banheiro.
Essas pequenas mudanças muitas vezes já são suficientes para tirar a cara de “velho” do seu banheiro. E o melhor: ficam prontas praticamente na hora! Sem contar que muitas delas você mesmo pode fazer!

Viu como pode ser bem fácil e barato mudar a cara de um banheiro inteiro fazendo bem pouco ou nada de sujeira? Então se seus banheiros estão gritando socorro, use estas dicas e acuda-os sem pânico! 




Compartilhe esta postagem:

Postagens relacionadas:
Alvenaria estrutural como solução construtiva

O setor da construção civil está em constante busca por novas tecnologias e inovações, seja para trazer mais rapidez para os projetos, mais conforto para os usuários, sustentabilidade ou segurança. A procura por formas diferenciadas acaba sendo uma marca registrada...

Reciclagem de Concreto: é possível? Como funciona o processo?

Na indústria da construção, o concreto é um protagonista incontestável, mas seu uso também gera quantidades significativas de resíduos. Diante do desafio ambiental, surge uma solução promissora: a reciclagem de concreto. O processo de reciclagem de concreto é mais simples...